29 de novembro de 2017

Cuidados com a pele!

Olá meninas!  Fiz um post para falar um pouco sobre a importância dos cuidados com a nossa pele! Temos que lembrar que para ter uma pele saudável e bonita é necessário as etapas básicas de tratamento (limpeza, hidratação e fotoproteção) que devem ser seguidas, independentemente da idade e do tipo de pele.

0222

Para que servem os agentes de limpeza?

Esse é o primeiro passo para conquistar uma pele linda e saudável. O objetivo da limpeza facial é remover a oleosidade excessiva e impurezas, como resíduos de maquiagem, poluição, suor, microorganismos e células mortas. Os sabonetes podem ser encontrados na forma liquida, cremosa e em barra. Os líquidos são menos agressivos e mais suaves. (Devem ser usados 1 a 2x ao dia).

*Existem sabonetes para cada tipo de pele.

11111222

Para que servem os hidratantes?

Os hidratantes possuem propriedades que aumentam a maciez, melhoram a textura e flexibilidade da pele, e criam uma barreira protetora contra agressores externos, prevenindo o ressecamento.

A hidratação é importante para todos os tipos de pele, já que sua principal finalidade é promover e restaurar a função de barreira epidérmica (camada superior da pele) mantendo a integridade.

*Existem hidratantes para cada tipo de pele

FullSizeRender (1)

Para que servem os antioxidantes ?

Os antioxidantes são substancias que combatem os radicais livres, os mais utilizados são: Vitamina C, E, B3, Resveratrol entre outros.

2

Filtro solares:

Os fotoprotetores são formulados com ingredientes que protegem a pele dos danos da radiação solar e se diferenciam pele tipo de proteção oferecida. Os filtros físicos (inorgânicos) atuam refletindo ou dispersando a radiação. São eficazes na fotoproteção e apresentam baixo potencial irritante, sendo recomendado para pessoas com pele sensível. Assim, os filtros físicos são utilizados com frequência crescente em combinação com os filtros químicos para conferir fatores de proteção solar mais alto e ampliar o espectro de proteção, além de reduzir a necessidade de altas concentrações de filtros químicos que tem a função de absorver a radiação incidente.

*Existem protetores solares para cada tipo de pele.

3333333333333333

 

0111

Adolescentes 12 a 20 anos: Nessa fase, a pele é quase sempre mista ou oleosa, com tendência a acne e comedões, devido ás alterações hormonais.

As etapas de limpeza, tonificação e hidratação são fundamentais em todas as etapas da vida. Porém, na adolescência deve-se dar atenção especial a limpeza e ao controle da oleosidade. Importante evitar loções hidratantes livres de óleo.

Adultos Jovens 20 a 30 anos: Nessa fase, aumenta a perda de água pela pele, alterando o nível de hidratação. A pele começa a perder o colágeno e elastina. Podem aparecer manchas e as primeiras rugas.

As etapas de limpeza, tonificação e hidratação se tornam ainda mais importantes. A hidratação facial deve se estender á área do colo e pescoço. A partir dos 25 anos, produtos especiais para a área dos olhos e renovadores celulares podem começar a ser usados.

O uso diário de um fotoprotetor anti-UVA e anti-UVB nunca deve ser esquecido.

Uma vez por semana podem ser usados esfoliantes e máscaras para uma hidratação mais profunda.

Principais categorias de ativos utilizados: Hidratantes, antioxidantes e renovadores celulares.

Adultos 30- 40 anos: Nessa fase a pele se torna mais seca e sensível. Linhas suaves vão se instalando na região dos olhos. Pode aparecer sinais no rosto ou no corpo em consequência do excesso de exposição ao sol.

Produtos com vitaminas, antioxidantes e ácidos devem ser usados com o objetivo de promover a renovação e a nutrição da pele, aumentando sua elasticidade e firmeza.

Procedimentos complementares, tais como: preenchimento das linhas de expressão e botox podem ser utilizados.

Ativos utilizados: hidratantes, antioxidantes, renovadores celulares, antirrugas e firmadores.

Adultos Acima de 40 anos: A pele se torna-se mais fina e sensível. A renovação celular diminui o seu ritmo e ocorre uma significativa redução da secreção sebácea. A menopausa chega acompanhada de uma série de alterações, como desidratação, pigmentação, sensibilidade e redução da elasticidade da pele.

As loções de limpeza são mais indicados, já que alguns sabonetes podem ressecar ainda mais a pele.

Hidratantes em creme ou loções cremosas, que formam um filme oclusivo, impedindo a perda da água.

 

Esse foi só o início, aos poucos vou escrevendo mais curiosidades 😀😘 Até a próxima!

 

Categorias:
Comente via Facebook
Escreva seu comentário